8.5.2025

Casos de Sucesso

Escolas que Transformaram a Aprendizagem com Literatura

A literatura infantil tem o poder de ir além da alfabetização, contribuindo para o desenvolvimento emocional, social e crítico das crianças. Diversas escolas públicas e privadas têm mostrado que projetos bem estruturados de leitura podem transformar significativamente a aprendizagem e o ambiente escolar.

Escola Municipal Aurora de Andrade — Projeto "Leitores do Futuro"

Localizada em um município do interior, a escola enfrentava baixos índices de leitura e desmotivação dos alunos. Com apoio da secretaria de educação e uma curadoria especial de livros literários, a equipe pedagógica criou o projeto "Leitores do Futuro", que incluía:

  • Rodas de leitura semanais;
  • Criação de clubes de leitura;
  • Participação ativa dos pais.

Resultado: em dois anos, o índice de fluência leitora aumentou 35% e os alunos passaram a produzir suas próprias histórias.

Escola Estadual Nova Esperança — Sala de Leitura Interativa

A escola transformou um espaço ocioso em uma sala de leitura interativa, com pufes, murais de histórias e acesso livre a livros diversificados. Além disso, professores receberam formação sobre mediação de leitura.

Resultado: alunos de diferentes níveis passaram a buscar leitura de forma espontânea, e houve melhoria significativa na interpretação de texto nas avaliações externas.

Escola Municipal Sementes do Saber — Literatura e Cidadania

Integrando literatura ao currículo socioemocional, essa escola implantou o projeto "Literatura e Cidadania", no qual cada obra trabalhada gerava discussões sobre valores como respeito, empatia e diversidade.

Resultado: redução de conflitos disciplinares e maior engajamento em atividades coletivas.

Por Que Esses Projetos Deram Certo?

Os fatores comuns nos casos de sucesso incluem:

  • Curadoria de livros de qualidade, com obras que dialogam com as realidades e interesses dos estudantes.
  • Engajamento da equipe pedagógica e da comunidade escolar.
  • Atividades lúdicas e criativas que tornaram a leitura prazerosa.
  • Apoio institucional (parcerias com editoras e programas de leitura).

Conclusão

Investir em literatura infantil de qualidade e criar projetos de leitura estruturados podem transformar não apenas o desempenho escolar, mas também a formação humana e social das crianças.

A VIZU tem orgulho de ser parceira de escolas e secretarias que acreditam na leitura como ferramenta de transformação.

Publicações semelhantes

fique por dentro das melhores práticas, novidades e temas importantes 
para o setor público e escolas.

No items found.

VER BLOG COMPLETO