A literatura infantil tem o poder de ir além da alfabetização, contribuindo para o desenvolvimento emocional, social e crítico das crianças. Diversas escolas públicas e privadas têm mostrado que projetos bem estruturados de leitura podem transformar significativamente a aprendizagem e o ambiente escolar.
Localizada em um município do interior, a escola enfrentava baixos índices de leitura e desmotivação dos alunos. Com apoio da secretaria de educação e uma curadoria especial de livros literários, a equipe pedagógica criou o projeto "Leitores do Futuro", que incluía:
Resultado: em dois anos, o índice de fluência leitora aumentou 35% e os alunos passaram a produzir suas próprias histórias.
A escola transformou um espaço ocioso em uma sala de leitura interativa, com pufes, murais de histórias e acesso livre a livros diversificados. Além disso, professores receberam formação sobre mediação de leitura.
Resultado: alunos de diferentes níveis passaram a buscar leitura de forma espontânea, e houve melhoria significativa na interpretação de texto nas avaliações externas.
Integrando literatura ao currículo socioemocional, essa escola implantou o projeto "Literatura e Cidadania", no qual cada obra trabalhada gerava discussões sobre valores como respeito, empatia e diversidade.
Resultado: redução de conflitos disciplinares e maior engajamento em atividades coletivas.
Os fatores comuns nos casos de sucesso incluem:
Investir em literatura infantil de qualidade e criar projetos de leitura estruturados podem transformar não apenas o desempenho escolar, mas também a formação humana e social das crianças.
A VIZU tem orgulho de ser parceira de escolas e secretarias que acreditam na leitura como ferramenta de transformação.
fique por dentro das melhores práticas, novidades e temas importantes para o setor público e escolas.
VER BLOG COMPLETO