A literatura infantil é muito mais do que um instrumento de alfabetização e entretenimento. Ela também é uma poderosa aliada no desenvolvimento de valores e habilidades socioemocionais, essenciais para a formação de cidadãos empáticos, resilientes e conscientes.
A infância é o momento ideal para introduzir conceitos como respeito, empatia, solidariedade e responsabilidade. As histórias permitem que as crianças vivenciem, ainda que de maneira simbólica, situações complexas e aprendam a lidar com emoções e desafios de forma segura e orientada.
Procure obras que abordem temas como diversidade, inclusão, amizade, coragem, superação e empatia. Histórias com personagens que enfrentam dilemas e tomam decisões ajudam as crianças a refletirem sobre comportamentos e sentimentos.
Após a leitura, incentive as crianças a falarem sobre o que sentiram, o que fariam no lugar do personagem ou que soluções poderiam propor. Essa prática desenvolve empatia, escuta ativa e pensamento crítico.
Proponha dramatizações, desenhos ou redações baseadas na história. Essas atividades reforçam o aprendizado emocional e ajudam as crianças a expressarem seus sentimentos de maneira criativa.
Relacione os temas dos livros com situações reais vividas pelas crianças na escola ou em casa. Isso torna o aprendizado mais significativo e prático.
Mostre que os personagens, assim como as crianças, podem errar, aprender e crescer com suas experiências. Isso contribui para o desenvolvimento da autorregulação emocional e da resiliência.
Integrar literatura infantil ao trabalho com valores e habilidades socioemocionais é uma prática enriquecedora que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. As histórias oferecem um espaço seguro para explorar emoções, compreender o outro e desenvolver competências que serão fundamentais ao longo da vida.
Na VIZU, acreditamos no poder da literatura para transformar não apenas leitores, mas também pessoas mais humanas e conscientes.
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